Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Resgatando a história: O chá das 5


Em tempos em que a moda é efêmera, poucos modismos ganham status de permanência. Poucos duram décadas, quanto mais séculos, sendo o prazeroso costume do chá das 5 uma dessas pouquíssimas excepções. Aqui no Brasil, a bebida está mais associada a saúde e medicina popular, mas podemos tomar um chá ao estilo inglês em confeitarias requintadas, algo que  muita gente considera "chique", isto porque quando pensamos em chá, logo lembramos da realeza.

Mas como surgiu a moda do chá das 5 lá nas terras da Rainha Elizabeth?
- Conta a história que foi pelos portugueses que a iguaria conquistou sua alteza. Aconteceu pelas mãos de Catarina de Bragança, que ao se casar com o rei inglês Carlos II, no Séc. XVI, levou o costume para a corte inglesa. Mas ele só viria a se popularizar no Séc. XIX, através de outra personalidade aristocrática, Anna Maria Russel, a Duquesa de Bedford, uma badaleira da época, que sentia fome no longo período entre o almoço e o jantar. Ela acabou encontrando no chá, um alívio para o seu suplício, passando a tomá-lo, precisamente às 5hs da tarde, o afternoon tea. Ela o tomava com leite, adoçando-o com torrões de açúcar. Era servido em grande estilo em porcelanas requintadas, acompanhado de iguarias doces e salgadas. 

Logo se tornaria um evento social badalado, tea party, um encontro para as fofocas do momento, para as senhoras exibirem a última moda, os dotes musicais dos rebentos, paqueras, encontros e olhares fortuitos de amantes. Em pouco tempo a moda se popularizou, e se tornaria também motivo de concorrência e disputa, não só da mesa mais requintada como dos convidados mais ilustres. 

Assim a moda não só se espalhou e se estendeu a todos os lares ingleses como se tornou um traço cultural britânico, a ponto de logo associarmos a palavra chá aos ingleses, tendo a origem de tal costume se perdido na história e no tempo. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.