Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

domingo, 28 de junho de 2015

Muvuca climática


"Nos últimos 50 anos, tempo de uma vida adulta, a terra foi mais radicalmente alterada do que por todas as gerações anteriores da humanidade."


Ares asiáticos do mal causam muvuca climática no resto do mundo. As imagens impressionam e são até bonitas, dão um ótimo screensaver, mas os efeitos reais no meio ambiente e na saúde da humanidade são catastróficos.

Acho que em algum momento num futuro não tão distante, teremos uma situation. Isto demandará ações efetivas e urgentíssimas, numa corrida ao prejuízo há muito visível na saúde da humanidade e nas catástrofes climáticas. Ninguém mais poderá fazer vista grossa a uma situação que vem se agravando e à qual os governantes vêm empurrando com a barriga.

Deverão ser criadas leis globais contundentes de proteção ambiental, consubstanciando idéias e atitudes ambientalistas de sucesso, que a iniciativa privada e umas poucas autoridades vêm adotando ao redor do mundo. É urgente que todos saiam de seu casulo individualista e tomem consciência que a terra é lar de todos nós, e por ele devemos zelar. Para isso há que abandonar velhos paradigmas e adotar novos, como uma forma correta de agir no mundo no que se refere a sujeira, ao tratamento do lixo, desde o ambiente doméstico até ao espaço coletivo. Os porcalhões urbanos, os espíritos de porco espalhados pelo mundo deverão ser tratados como criminosos comuns.

Será necessário um comprometimento efetivo dos governos e do empresariado, uma co-responsabilidade na proteção do meio ambiente. Legislações que preservem a fauna e a flora do abuso e exploração desenfreada e voraz, para sustentar luxos e egos. Reservas significativas do orçamento governamental para investimento em projetos de proteção, monitoramento e limpeza assídua das águas marinhas, fluviais e pluviais, uso sustentável  das riquezas naturais, soluções para substituição e eliminação de componentes e agentes que contaminam o solo e o ar, e, acima de tudo isso, criação de programas de educação prática e efetiva voltados para as populações diversificadas. 

Com tudo isto uma coisa é certa, o ciclo da vida está desequilibrado, a terra está doente, nós, o solo, os mares, os rios... Enfim todos os seres vivos estão morrendo à míngua, espécies inteiras sumindo, e outras tantas condenadas, assim como a própria humanidade e tudo nos leva a um caminho uno: a salvação do planeta, o resgate da vida - a vida de todos nós. 

Mãos à obra!




Home, a terra é nosso lar (Documentário do ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand sobre a atual situação da terra e um registro para as gerações futuras)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.