Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

quarta-feira, 21 de julho de 2010

"Design for life", Philippe Starck


De escovas de dentes e cadeiras a casas, quartos e fachadas de hotel, Philippe Starck desenha com a maestria, a imaginação e elegância que marcam suas criações, mas para falar deste designer, provavelmente o melhor e mais conhecido no novo estilo de design, precisamos usar muitos mais adjetivos, senão estaremos sendo injustos com sua genialidade.
O parisiense e bem sucedido designer Philippe Starck nascido em 1949 realizou seus estudos na Ecole Centrale des Arts Decoratifs e depois correu atrás de suas ambições. Em 1965 ganhou a competição de mobiliário de La Vilette e em 68 abriu sua primeira empresa, em parceria com L. Venturini. Foi diretor de arte da Pierre Cardin onde produziu 65 peças de design exclusivo. Trabalhou para várias empresas renomadas e ainda na decoração de casas de espetáculos e parisienses, finalmente em 1979 fundou sua própria empresa, a Starck Productions.

Começa então uma tempestuosa fase de criação e recriação de peças para uso cotidiano, como o seu famoso espremedor de laranjas, a escova de dentes dr. Kiss, pratos, escorredores de massas, talheres, ganchos para toalhas, brinquedos, objetos infláveis, móveis, iluminação, artigos de papelaria, óculos, motos, yates, casas, cadeiras, mouses, relógios, mesas, puxadores de porta, louças sanitárias...
 
Sua infinita e efervescente criatividade se estende à arquitetura, casas de espetáculos e cafés no Japão e Espanha, casas ultramodernas, uma fábrica na França, um museu na Holanda e reformas de antigos hotéis nos Estados Unidos. E sempre com seu olhar no dia a dia, visando simplificar a vida das pessoas em casa e no escritório.
Com um design contemporâneo, Starck usa materiais, cores, texturas para criar formas de uma leveza e elegância que transformam qualquer objeto ou ambiente comum, como cozinhas e banheiros. Mas o mais importante na sua criação, e talvez tenha sido a particularidade que o distinguiu já no início de sua carreira, é a habilidade em aliar tecnologia, beleza e arte à utilidade. 
Hotel Fasano no Rio de Janeiro
Podemos ver o senso artístico nas formas de certos objetos que mais parecem esculturas e também o bom humor. Nos ambientes por ele criados há certa preocupação com a cultura do lugar, os costumes, o ambiente, o usuário. Não foi à toa que este designer eclético foi selecionado para fazer a renovação completa do apartamento pessoal do presidente de seu país e em 1986 tornou-se conferencista adjunto da Domus Academy, em Milão. Acumulando inúmeros prêmios na sua área, seu trabalho é exibido em museus do mundo inteiro.

Além de um bem sucedido designer, e de um carisma muito bem usado em marketing pessoal, quem é na verdade Philippe Starck? Tem quem o considere arrogante, algo que seu jeito bonachão desmente logo de caras. No sorriso simpático, no jeito irreverente, brincalhão, espirituoso e irrequieto podemos descortinar o gênio criativo e versátil. 


Em Setembro de 2009, Starck apareceu em um reality show, transmitido pela BBC, “Design for life”, onde escolheu o melhor entre 12 jovens designers para estagiar por seis meses em sua empresa. Sempre com simpatia e bom humor, não media as palavras para chamar algum candidato de "lento" ou falar sem dó para outro que ele não tinha vocação para designer, levando alguns às lágrimas. Durante o programa ele não cansava de repetir aos jovens que eles precisavam entender o conceito de design para terem inspiração, salientando sempre a utilidade como parte integrante da criação.

Fontes:
Blog Viver Paris 
Wikipedia

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.