Postagem em destaque

"Style, é uma maneira de dizer quem você é, sem ter que falar." (Rachel Zoe) Se você for ligado no mundo fashion, certamente sabe ...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O conceito de design

Olhe o Universo, o céu diurno e noturno, as estrelas, a lua, o sol, o mar, rios, lagos, as estações, a flora, a fauna, as cores, olhe tudo, depois se mire no espelho, olhe-se, o que vê?
- O design de Deus, você!

Designer, uma atividade que transforma homens em deuses da onda, da moda, de estilo da noite para o dia. Trabalhar com design, é um glamour, o must, mas é também brincar um pouquinho de Deus na arte da criação, porque o design está em tudo, é só olhar em volta, algo na sua mão? Olhe bem, aprecie, isso é design.

Origem da palavra design
Sempre existiu uma controvérsia em torno da palavra 'design'. Estudiosos chegaram a viajar até a época do renascimento para tentar achar um termo mais fiel, digamos assim, no entanto a palavra inglesa venceu a parada. Tudo isso porque o termo 'design' vale tanto como verbo quanto como substantivo, ou seja, o verbo refere-se ao processo de originar algo, o substantivo refere-se tanto ao produto final da ação, do design, como ao projeto de uma forma geral.
Por essa razão quando em outros países queriam traduzir o termo, tornava-se difícil designar somente a parte profissional do design, pois havia uma nuance de termos e significados nos outros idiomas, como um termo para o desenho em si e outro para o projeto.
No Brasil, quando da implementação do primeiro curso superior de design, por volta da década de 50, adotou-se a expressão "desenho industrial", já que à época era proibido o uso de palavras estrangeiras. Apesar da nomenclatura "desenho industrial" manter-se em uso, o termo está caindo em desuso, dando lugar ao termo inglês "designer", adotado no resto do mundo.
Conceito
Antes de ir atrás do que o profissional da área diz, tentei refletir sobre o conceito de design. Como uma apreciadora, fechei os olhos e deixei as palavras surgirem. Para começar, acredito que o artista, (veja aqui meu conceito de arte), antes de qualquer formação, tem um olhar diferente sobre o ambiente que o cerca, o cenário geral, e aos poucos seu olhar é atraído por pontos, facetas que seu olhar artístico percebe. E é um olhar que pode mudar, uma leitura dinâmica do próprio artista (quantas vezes mesmo Van Gogh pintou os girassóis?) que a cada olhar pode perceber nova nuance. Por sua vez, e no outro extremo, o observador pode enriquecer a obra, já que seu ponto de vista, pode ou não ser a mesma leitura do artista, e por tal o observador também é um criador, na sua releitura do objeto criado.
Quanto à inspiração, pode ela surgir de mil e uma formas, de mil e uma combinações, associações, que vão das profundezas da mente, a mil e um conceitos sobre o Universo e tudo o que nele contém: pessoas, coisas, lugares, valores, necessidades. Trata-se assim de uma combinação de universos em expansão, mutantes pela própria dinâmica natural e pela dinâmica do pensamento, da imaginação que tudo pode transformar a cada novo olhar, a cada nova necessidade que já pressupõe a transformação. Devido ao meu conceito bem pessoal de arte eu o associo com o termo design, já para os entendidos isso não está correto porque embora seja o design um processo que exige criatividade com relação à configuração e à concepção, é antes de mais nada uma elaboração e especificação de um artefato para atender uma demanda, ou seja o processo tem uma intenção ou objetivo, ou ainda a solução de um problema, assim o design é um processo técnico, ainda que também ligado à configuração e concepção.
Tem várias definições para o termo design, muitas, assinadas por nomes famosos, podem ser achadas na internet, mas colocarei aqui o conceito que acompanha o (Projeto de Lei nº 1.965, de 1996, que visa regulamentar a profissão no Brasil):
- O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam concretamente às necessidades humanas.
O que se pode projetar através do design
Objetos para uso doméstico, vestimentas, máquinas, ambientes, imagens, como em peças gráficas, famílias de letras, livros e interfaces digitais de softwares ou de páginas da internet, embalagens, entre muitas outras coisas.
Especializações
Design estratégico, Design de Comunicação, Design Visual, Design, Gráfico, Design tipográfico, Design editorial, Design institucional, Design de embalagem, Design de jogos, Design Digital, Design de hipermídia, Webdesign, Design de jogos, Design de Som, Design de Produto, Design automobilístico, Design de embalagem, Design de mobiliário, Design de Moda, Design de jóias, Design de Estamparia, Design de Ambientes, Design de interiores, Design de iluminação, ergonomista.
Outras atividades que se identificam com a expressão "designer" mas que em termos práticos, não tem relação com a atividade de projeto, que seriam: hair designer (para cabeleireiro), cake designer (para confeiteiro), body designer (para tatuador).

Fontes:
- Wikipedia
- Etimologia da palavra 'Design'
- Veja aqui outros conceitos de design
- O site do IED (Instituto Europeu de Design) de São Paulo está aceitando trabalhos para a inscrição nas bolsas 2010. Diariamente,  apresenta os melhores jovens criativos que concorrerão a bolsas de estudo para os Cursos de Graduação 2010/2 nas áreas de Moda, Design e Artes Visuais.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Este espaço é seu.
Opiniões serão bem vindas. Peço apenas que seja educado. Obrigada, volte sempre.